Veni Sancte Spiritus!

 

Valinhos, 17 de julho de 2020 Memória do B. Inácio de Azevedo e companheiros mártires

 

Aproveitamos a ocasião destas linhas para renovar a nossa adesão incondicional ao Vigário de Cristo na Terra, o Papa, e ao bispos em comunhão com ele, enquanto nos dirigimos mui filialmente aos bispos da Santa Igreja Católica presente no Brasil no dia em que fazemos memória do Beato Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires, que derramaram seu sangue enquanto se esforçavam pela Evangelização deste país.

O Centro de Estudos Renovação no Espírito – CERNE é um Instituto de Ciências Religiosas em período de fundação, ligado à Associação do Senhor Jesus e, portanto, sob a cobertura do Padre Eduardo Dougherty, sj; este, por sua vez, tem, em seu Conselho, a Dom Murillo Krüger, a Dom José Francisco Falcão de Barros. Com Dom João Inácio Müller, Arcebispo de Campinas, grande amigo e Pastor, existe um diálogo muito fluído, aberto e filial; ele tem sido muito presente na vida da Associação e de suas iniciativas.

O CERNE mantém estreita comunhão com o novo serviço criado pelo Papa Francisco – o CHARIS – para a difusão da Renovação Carismática Católica. O moderador internacional nos visitou e nos deu seu apoio, que já havia sido manifestado anteriormente quando nos convidou a Roma, para a ereção do CHARIS, assim como pela visita da Srta. Gabriella Rocha na qualidade de representante do CHARIS Internacional no Brasil. No Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS, do qual Dom Mário Spaki é, em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, o Bispo referencial, o CERNE tem a presença do Sr. Reinaldo Beserra dos Reis, de Padre Eduardo Dougherty, sj e de Padre Alberto Gambarini (membros que participam da equipe de serviços do CERNE).

Estamos promovendo, em parceria com o Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, o Instituto São Boaventura e a Diocese de Santo Amaro, o Primeiro Congresso de Patrística Online, com tema: “Cercados por semelhante nuvem de testemunhas … com o olhar fixo no autor e consumador da nossa fé: Jesus.” (cf. Hb 12, 1 – 2). O Congresso tem o apoio de todos os parceiros do CERNE (de modo especial da Editora COMDEUS), além da Editora Ecclesiae e da Editora Cleofas que se uniram a nós para a realização deste Congresso.

Contaremos com mais de quarenta conferencistas de diversas partes do mundo. Entre estes conferencistas estão: Dom Fernando Figueiredo, OFM (Bispo Emérito de Santo Amaro e Doutor em Patrologia), Dom José Francisco Falcão de Barros (Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar e Doutor em Direito Canônico), Dr. Ralph Martin (Presidente do Renewal Ministries e Doutor em Espiritualidade da Igreja), Dr. Salvatore Martinez (Presidente do Rinnovamento nello Spirito Santo), Mike Aquilina (Expert em estudos patrísticos e apresentador da EWTN), Dra. Sally Shelton (Doutora em Sagrada Escritura pela Oral Roberts University), Diácono Eddie Ensley (Doutor em Teologia pela Loyola University em Nova Orleans), Pe. Dr. Bruno do Espírito Santo, LC (Doutor em Patrística pela Instituto Patrístico Agostiniano de Roma), Prof. Felipe Aquino (conhecido apologista e apresentador da Canção Nova) e muitos outros, abordando os mais diversos temas da fé a partir dos Padres da Igreja.

 

Mais informações podem ser obtidas através do site: www.congressodepatristica.com.br . Desejamos, amorosamente, convidar a todos para que se juntem a nós nesta iniciativa que nos ajuda a lançar o olhar para o exemplo e o ensinamento de nossos Pais na fé.

Despedimo-nos rogando-lhes a benção!

Marcos VolcanModerador do CERNE

Pe. Eduardo Dougherty, sj Diretor do CERNE

Reinaldo Beserra dos Reis
Membro do Núcleo Moderador do CERNE

Tácito José Coutinho
Membro do Núcleo Moderador do CERNE

Pe. Douglas Pinheiro
Membro do Núcleo Moderador do CERNE

João Carlos Vasconcellos
Membro do Núcleo Moderador do CERNE

Fernando J. A. Nascimento
Membro do Núcleo Moderador do CERNE

 

Veja a íntegra da CARTA, anexa em PDF, aqui:

Follow by Email
Facebook
Instagram