A Rede Século 21, emissora católica de televisão, está completando 21 anos de existência neste próximo dia 11 de julho.

Presente em 12 Estados e 166 municípios do Brasil, nos quais está disponível via sinal aberto, TV por assinatura e antena parabólica, o canal oferece 24 horas de programação que combina informação, formação e evangelização e que, por meio das retransmissoras, atinge mais de 25 milhões de lares em todo o território nacional.

Além disso, as regiões não cobertas pelo sinal televisivo podem sintonizar a Século 21 por meio do portal www.rs21.com.br ou do aplicativo, disponível para iOS e Android.

O projeto nasceu de uma pergunta instigante:

“Se Jesus vivesse hoje na terra, como viveu há 2 mil anos na Galileia, Ele estaria na televisão?”.

Quem se fez essa pergunta foi o Pe. Eduardo Dougherty, jesuíta norte-americano e um dos precursores da Renovação Carismática Católica. Padre Eduardo é Fundador da Associação do Senhor Jesus e Idealizador da Rede Século 21.

“Logo após a ordenação sacerdotal, há 50 anos, comecei a pregar os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e também retiros carismáticos e, depois de alguns anos, me veio à luz de que, para a maior glória de Deus, seria bom usar os meios de comunicação. Deus me inspirou para fundar uma produtora e essa produtora passou a ser um canal de televisão. E agora nós temos uma rede de TV”, disse Padre Eduardo.

Autorizado pelos superiores, o pe. Eduardo visitou emissoras e produtoras católicas nos Estados Unidos e angariou fundos para a iniciativa, que, no Brasil, tomou corpo mediante a fundação da Associação do Senhor Jesus, em 1981.

Programação

A produtora que mais tarde se transformaria em emissora criou o primeiro programa católico da TV brasileira, o “Anunciamos Jesus”, que estreou em 4 de julho de 1983 e foi transmitido por diversas emissoras ao longo dos anos, até passar para a grade da TV Século 21 quando a rede foi criada.

Atualmente, os 5 estúdios da emissora produzem programas ao vivo e gravados, que incluem educação à distância, shows e dramaturgia.

Entre as atrações destacam-se a “Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus”, “Você Pode Ser Feliz”, “Mulher.com”, “Caminhos da Fé”, “Noite Carismática” e “Madrugada de Bênçãos”, entre outros programas que aliam espiritualidade e entretenimento.

Um dos mais recentes programas é o “Na Verdade”, apresentado por uma juíza, uma especialista em Bioética e uma especialista em ajudar mulheres gestantes em crise: o objetivo do novo programa é entender os desafios do mundo de hoje à luz do Evangelho e da doutrina da Igreja Católica.

Outro programa que retornou à grade com novo formato é o “Brasil Cristão”. O foco é tratar de conteúdos das mais diversas realidades do cotidiano sob a ótica cristã-católica. Há também muita oração, formação e catequese.

Novo na grade se destaca também o “Bom Dia Sócio”, “Boa Tarde Sócio” e “Boa Noite Sócio”. São programas que abrem as portas da emissora para receber os sócios e preencher de fé e alegria os lares de todo Brasil.

“Nosso desejo é gravar conteúdo que seja duradouro e que possa viajar uma longa distância. Estamos então gravando como que enciclopédias e não jornais que são jogados fora. Nós queremos uma alta qualidade de tecnologia, mas também de conteúdo, com os melhores talentos possíveis”, assinala Padre Eduardo.

Missa pela TV

Como ponto alto, a TV transmite as Santas Missas ao vivo em diferentes horários todos os dias na semana.

YouTube e aplicativo

O canal da emissora no YouTube, com mais de 1 milhão de inscritos, também disponibiliza os programas veiculados pela TV, mas, além deles, oferece conteúdo exclusivo como orações, novenas e dramaturgia.

Igualmente, o aplicativo “Rede Século 21 ao vivo”, para smartphones e tablets Android e iOS, dá acesso à programação e traz recursos como pedidos de orações, notícias e interação social.

Recentemente a emissora lançou o canal do Padre Eduardo Dougherty no YouTube. A ideia do canal é disponibilizar conteúdos exclusivos do Padre Eduardo como pregações, mensagens, orações, palestras, séries, entre outros, além de mostrar um pouco da intimidade do sacerdote no seu período de juventude e infância. Todo os vídeos são disponibilizados de forma gratuita.

Outros canais de formação

Para os seus trabalhos, a Associação do Senhor Jesus conta hoje com a  (TV) 24 horas no ar e o portal RS21, com notícias, informações e a programação da TV; a Revista Brasil Cristão, com mais de 250 mil exemplares por mês, e a EAD Século 21, a Educação a Distância, com a opção de muitos cursos gratuitos.

Com o objetivo de evangelizar as crianças de todo o Brasil, a Associação do Senhor Jesus lançou no dia 5 de junho de 2020, a Revista Brasil Cristão Criança, um instrumento de fé, oração e diversão para educar na fé os pequeninos desde cedo.

Follow by Email
Facebook
Instagram