No dia 21 de maio do presente ano, alguns deputados da frente parlamentar católica organizaram uma reunião de lideranças de orientação católica com o presidente da república Jair Bolsonaro, tratando sobre: a defesa da vida, a defesa da família, políticas públicas de enfrentamento à pandemia, aprovação da medida provisória 894, a Lei 13.985/2020, o avanço da ADPF 442 (que prevê a possibilidade de Aborto até a 12ª semana), o Ministério de Direitos Humanos, Mulher e Família, o projeto Tempo de Aprender ( Ministério da Educação), a questão do turismo religioso e a de entidades caritativas de orientação católica.

A participação de Padre Eduardo Dougherty, sj, na reunião remota com Presidente Jair Bolsonaro, deputados e outros representantes de entidades de inspiração católica, foi um convite feito a ele por parte da liderança do governo na Câmara e que gerou diversas repercussões na mídia coletiva, entra elas, suposições de pedidos por troca de apoio, e até mesmo verba. O que é uma inverdade! Não condiz com a realidade dos fatos, já que fundador da Rede Século 21, não fez nenhuma menção a este assunto.

Vale ressaltar que no Catecismo da Igreja Católica, a partir do parágrafo 2239, fala claramente: “É dever dos cidadãos colaborar com os poderes civis para o bem da sociedade, num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade. O amor e o serviço à Pátria derivam do dever de gratidão e da ordem de caridade. A submissão às autoridades legitimas e o serviço do bem comum exigem que os cidadãos cumpram seu papel na vida da comunidade política. ”

Sobre estes deveres é missão e tradição da Igreja rezar pelos seus governantes, favorecer o bem comum da nação, independente de quem seja o líder, ou a que partido pertença. O Padre tem a obrigação sacerdotal de mostrar o caminho de Deus a todos, inclusive os descartados do mundo e os vulneráveis em sua dignidade. É uma missão cristã de colaborar com o cuidado a casa comum.

Por isso em seu pronunciamento, padre Eduardo enfatizou a possibilidade de importação tecnológica para o controle ambiental e também no setor da educação a distância (projeto este já desenvolvido por ele para a promoção social). Toda a intenção se volta para geração de renda e de empregos à sociedade. Em nenhum momento Padre Eduardo propõem troca de favores ao Governo ou pede apoio em troca de verbas.

A respeito do passaporte (mencionado por alguns órgãos de imprensa), se trata de um problema que há anos complica sua vida e missão no Brasil, impossibilitando o mesmo, de se tornar um cidadão brasileiro e caminhar junto ao povo com os mesmos direitos de qualquer cidadão.

Encerramos aqui dizendo que a Rede Século 21 tem o compromisso com a verdade, pois segue nosso Senhor Jesus Cristo, que é a própria VERDADE E VIDA!

A Rede Século 21, vem por meio desta, expor na íntegra o discurso feito pelo seu fundador, Padre Eduardo Dougherty,sj, a fim de esclarecer que nenhum pedido ou troca de favor foi feito. Discurso este que é público e foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, o que reforça mais uma vez a transparência dos fatos.

Link do vídeo: https://www.facebook.com/tvbrasilgov/videos/2964226083653038/

43:26- Ministro: Eu passo a palavra para o Padre Eduardo da TV Século 21

Padre Eduardo o som não está saindo

43:46- Padre Eduardo Dougherty, sj: Estão me ouvindo agora?

43:47- Ministro: Agora sim

43:49- Padre Eduardo Dougherty,sj: Que bom. Grande abraço a todos, Presidente, meus amigos da TV católica. A TV Século 21 está em Campinas, e nós estamos animando o povo brasileiro. Incentivando, dando mensagem espiritual para esse povo, porque estão confinados, estão com medo, estão desanimados, desorientados e tristes talvez perdendo (…)perdendo seu emprego, ficando desempregados. Agora sou jesuíta, sou jesuíta estrangeiro, sou americano, estou aqui no brasil a quarenta e (…) cinquenta e quatro anos, e agora estou fazendo cinquenta anos de sacerdócio. Agora nós jesuítas somos formadores, e a nossa TV Século 21 tem enfatizado muito educação à distância, entendeu? E nós vamos desenvolver cada vez mais cursos de Educação à distância, estou muito interessado em cursos do grupo escolar de ensino básico de ensino médio de ajudar a educar o povo brasileiro. Os jovens hoje estão com seus celulares, nós temos que, não apenas televisão, mas agora celulares. Sou americano, estou aqui há muitos anos, e eu estou frustrado. Estou há dois anos pedindo um passaporte para ser cidadão brasileiro, e não sai. Por favor, me ajuda a ser brasileiro, para votar aqui no Brasil. Outra coisa, eu gosto muito de tecnologias e eu tenho tecnologias que podem ajudar o Brasil. Estou querendo apresentar isso, mas está tudo fechado: a secretaria de agricultura. Tenho tecnologias inovadoras que tem que ser solução para os rios, solução para o lixo. Tenho contatos, tenho investidores que estão dispostos a vir, e tomara que logo mais, logo mais eu possa estar conversando com as pessoas para introduzir novas tecnologias. Se uma tecnologia é aprovada nos Estados Unidos, por que tem que ser aprovada aqui no Brasil, fazendo testes também? Tem certas coisas que não entendo. Mas eu oro pelo presidente que tenha o dom da sabedoria e o dom da fortaleza. Grande Abraço. Deus vos abençoe a todos.

46:24- Ministro: Muito obrigado, Padre Eduardo (…)

Rede Século 21

Follow by Email
Facebook
Instagram